Olá leitor do blog Tolerância Religiosa e Cidadania. Neste ano de 2012 traremos algumas mudanças na configuração do nosso blog, com maior atividade e bons motivos para merecer seu acesso diário. Agora você vai contar com notícias sobre o tema da tolerância religiosa no Brasil e no mundo e as jurisprudências, decisões judiciais interessantes sobre este assunto. Contamos com as suas sugestões, críticas e comentários.



Seja bem vindo

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tolerância Religiosa - Judaismo


                                                 
No Levítico, o 3º dos 5 livros do Pentateuco (Parte da Bíblia Hebraica) encontramos no Capítulo 19, versículo 18: “Ama a teu próximo como a te mesmo.
O termo próximo se refere a qualquer ser humano e significa portanto que devemos ter a mesma consideração por qualquer pessoa independente da religião, nacionalidade ou etnia a que pertença.
Esta é a grande declaração de respeito e tolerância que caracteriza a religião Judaica.
No livro de Miquéias, um dos profetas Judeus, encontramos: “O que espera Deus de te, ó ser humano, senão que saibas amar com misericórdia, agir com justiça e trilhar com humildade os Seus caminhos?”
Ou seja, não nos arroguemos o direito de merecermos o respeito dos outros, mas procuremos antes, respeitá-los.
Não nos arroguemos, automaticamente, a capacidade de perceber a verdade única, mas tentemos antes, compreender a verdade dos outros.
Saibamos ser humildes perante o Criador, sabendo honrar suas criaturas pois todas elas contêm a centelha divina que nelas foi insuflada no próprio ato da criação do ser humano.
Só se pode considerar verdadeiramente religioso aquele que pratica tolerância e respeito por todos os seres humanos.


David Gorodovits

Nenhum comentário:

Postar um comentário